Por Carolina Leal

A cidade de Arteaga, no estado de Coahuila, no México, foi a sede este ano da 16ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, Termatalia.

A razão de o México ser a sede da feira desta edição, é que o turismo de saúde e bem-estar do país representa 50% do faturamento do setor em toda a América Latina e no Caribe, o que amplia as oportunidades de negócios de empresas que decidem participar do evento. Em comparação com outros países, as águas no país contêm elevadas propriedades químicas e físicas, adequadas para recreação, lazer, restauração e recuperação das condições do corpo humano.

Profissionais do ramo de mais de 20 países participaram de diversas conferências e palestras sobre o turismo do bem-estar, que está se moldando dentro do turismo global. Aos poucos este ramo ganha força e seu crescimento já ganha uma parte considerável na interseção de uma tendência poderosa do estilo de vida, gerando uma crescente indústria no mundo.

Neste encontro foi apresentado o Encontro Internacional sobre Água e Termalismo, com professores e especialistas de todo o mundo, além de workshop com operadores turísticos, rodadas de negócios entre os fornecedores e distribuidores, fórum de investidores, cursos e seminários. No local havia um Bar de Águas, ou “Tasting” Internacional da Água, onde era possível ao visitante experimentar e degustar de águas de todas as partes do mundo.  Também foram destaques a área de relaxamento e bem-estar, a qual oferecia terapias e massagens aos participantes, gerenciada pela Associação Latinoamericana de Spa, ALTSPA, e a área das rotas térmicas.

Para o geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh) e presidente da Associação Latino Americana de Termalismo (ALATh) Fabio Tadeu Lazzerini, que participou de conferências e ministrou palestras durante a feira, “o termalismo pode ser considerado o conjunto de atividades que trazem benefícios para a saúde, bem-estar, qualidade de vida e o turismo, mediante práticas baseadas em fatores naturais conhecidos e ao que se pode atribuir  de bioatividades potencialmente benéficas e também terapêuticas. As atividades que se desenvolvem em conexão com o termalismo estão nos setores da saúde, do bem-estar, dos “spas”, nas atividades aquáticas, na água engarrafada, no ramos dos cosméticos e no da estética”.

O objetivo da Termatalia é trabalhar com a cultura da água, promovendo o aumento do número de consumidores em todo o mundo e mostrar as propriedades e benefícios medicinais e de bem-estar que ela pode gerar, e promover o intercâmbio de experiências no nível corporativo, institucional e social, a fim de impulsionar o mercado para o turismo termal e de bem-estar, enquanto as ligações científicas e comerciais serão estabelecidas entre o continente europeu e americano. Além disso, a Termatalia tornou-se uma indústria de centro de treinamento deste ramo.

Durante a feira, foram apresentadas diversas aulas gastronômicas com o tema “Saudável e Sustentável”, ministradas por renomados chefs da Galícia, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e México.

capa
O diretor da Expourense, Alendro Rubín, a diretora comercial da Eau Thermale Cataratas, Angela Lazzerini e o geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh) e presidente da Associação Latino Americana de termalismo (ALATh) Fabio Tadeu Lazzerini.
01
Na cerimônia de abertura da Termatalia, o subsecretario de turismo do Estado de Coahuila no México, Luis Alfonso Rodríguez Garza, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Turismo do Estado de Coahuila, José Antonio Gutiérrez Jardón e o diretor da Expourense, Alendro Rubín.
03
Representando Portugal, no stand da Rota Termal e da Água Verín Chaves Vidago, o secretário executivo Pablo M. Rivera Búa.
04
A diretora geral do Spa Nirvana, na Colômbia, Gloria Cuellar e a jornalista Carolina Leal.
05
O representante da delegação colombiana da Termatalia, Ricardo Ramírez.
06
Stand de Quito, Ecuador.
10
Bar de Águas, onde os participantes da feira puderam provar águas de diferentes partes do mundo.
12
A cidade de Arteaga, no Estado de Coahuila, foi a sede da Termatalia 2016, no México
08
Stand da Costa Rica.
11
O diretor da Expourense, Alendro Rubín na abertura da Termatalia.
09
Representantes se reúnem na Termatalia 2016.
07
Stand de Foz do Iguaçu, cidade do Paraná onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu.

02